Minicursos

Minicurso: Pesquisa e compromisso social: o método em Marx

Ministrante: Avelino da Rosa Oliveira

Ementa: Fundamentos da dialética em geral e da dialética marxista em particular. O método da economia política aplicado ao conjunto das ciências humanas e sociais. O método de Marx e a pesquisa acadêmica comprometida com a perspectiva da transformação social e da emancipação humana.

Bibliografia

MARX, Karl. Para a crítica da economia política; Salário, preço e lucro; O rendimento e suas fontes: a economia vulgar. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Vol. I. São Paulo: Abril Cultural,1983.

 


Minicurso: Ascensão e o Desmantelamento do Direito à Moradia no Brasil

Ministrante:Dr. Fernando Goya Maldonado

Ementa: Diretamente relacionado ao desenvolvimento socioespacial excludente e desigual do Brasil, o Direito à Moradia consagra-se como um dos direitos fundamentais em nossa República Federativa. Consagrado no artigo 6º da Constituição Federal de 1988, o Direito à Moradia é, assim, o foco central do presente minicurso que se divide em dois módulos. O primeiro módulo, ancora-se no debate da ascensão, após a promulgação da Carta Magna, de medidas de promoção e proteção do Direito à Moradia. Desta forma, propõem-se a compreensão dos elementos sócio-jurídicos associados à temática, através de sua evolução histórica, conceitual e dogmática. Para tal objetivo, são abordados, dentre outros temas, a formação das políticas nacionais de moradia, a criação do Ministério e do Estatuto da Cidade, bem como da eficácia dos planos diretores e dos instrumentos legais de defesa e efetivação do direito à moradia. O segundo módulo, por sua vez, debate o avanço no desmantelamento das medidas de promoção e proteção do Direito à Moradia. Partindo de um estudo de caso da experiência dos megaeventos no Brasil, a segunda etapa versa sobre virada e início da desconstrução do sistema, complexo e multifacetado, de garantias ao acesso à terra, com especial enfoque ao solo urbano.  A partir da reflexão dos textos propostos, bem como de uma dinâmica em grupo a ser desenvolvida no minicurso, busca-se facilitar a compreensão crítica de tão importante temática para as brasileiras e para os brasileiros. A compreensão da ascensão, do desmantelamento e da fundamental necessidade de retomada do direito à moradia é, portanto, um tema de relevância nacional e que afeta a vida de todas e todos nós.

 


Minicurso: PRODUTIVISMO E PRAZER NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: como elaborar trabalhos e artigos científicos

Ministrantes: Prof.ª Dr.ª Vini Rabassa da Silva (PPG-PSDH/UCPel), Doutorandas Emilia Piñeiro (PPG-PSDH/UCPel) e Maritânia Rafagnin (PPG-PSDH/UCPel).

Ementa: Produção científica, produtivismo acadêmico e adoecimento de pesquisador@s. Compromisso social e prazer intelectual. Desmistificação da escrita científica: estrutura (elementos pré-textuais, textuais, pós-textuais), sistematização e execução de um plano de trabalho na elaboração do artigo. Normas práticas para publicações em eventos e periódicos: como escolher eventos ou periódicos para publicar; formatação de trabalhos ou artigos; critérios de avaliação de artigos.

 


 

Minicurso: Leituras da Cidade.

Ministrante: Prof. Dr. Eduardo Rocha

Ementa: O presente minicurso se propõe discutir as diversas questões que emergem no cruzamento entre direito à cidade e contexto neoliberal. Nesse sentido, busca-se ouvir as múltiplas vozes que afetam e são afetadas no urbano.  A partir de leituras filosóficas, sociológicas e históricas, como de Mbembe, M. Foucault, G. Deleuze, F. Guatarri pretende-se abordar questões relacionadas a biopolítica, necropolítica, racismo, desigualdade social.

 


 

Minicurso: Trabalho social em empreendimentos rodoviários: experiências no contexto do licenciamento ambiental federal

Ministrantes: Cauê Lima Canabarro, Andréa Amaral Mello; Dra. Ieda Cristina Alves Ramos.

Mediador: Doutorando Nino Rafael Medeiros Kruger (PPG-PSDH/UCPel).

Ementa:A proposta deste minicurso é discutir e apresentar as práticas sociais realizadas à luz das políticas públicas de meio ambiente com grupos sociais impactados por obras rodoviárias no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir da experiência dos profissionais que atuam, a partir de diferentes áreas, como Educação, Sociologia e Psicologia, com o objetivo de criar espaços de participação e envolvimento das comunidades no contexto da Gestão Ambiental Pública. O licenciamento ambiental se constitui como uma ferramenta de gestão ambiental pública que tem como objetivo regular as atividades que causam impactos ambientais em seu processo de implantação e/ou operação, o qual é previsto na Constituição Federal e na Política Nacional de Meio Ambiente, Lei 6938 de 1982. Nesse sentido, as ações realizadas nesse contexto têm como foco mitigar os impactos negativos gerados a partir de um conjunto de atividades desenvolvidas junto aos grupos sociais afetados por empreendimentos humanos.

 


 

Minicurso: Visibilidade e Divulgação Científica: estratégias e rotinas de comunicação no mundo acadêmico

Ministrantes: Doutorando Samuel MalafaiaRivero (PPG-PSDH/UCPel) e mestranda Marina Nogueira Madruga (PPG-PSDH/UCPel).

Ementa:  O presente minicurso tem como objetivo discutir e apresentar práticas que contribuam para uma maior visibilidade e divulgação para o público em geral do conhecimento produzido no âmbito dos grupos de pesquisa. Rotinas de produção de boletins técnicos regulares, com ampla divulgação nos canais institucionais e na mídia local e regional; desenvolvimento, manutenção e atualização frequente de websites e páginas em redes sociais, com amplo acesso a diferentes produtos (bancos de dados, relatórios de pesquisas, artigos, teses e dissertações); organização periódicos de eventos (workshops, simpósios, entrevistas e mesas redondas); são exemplos de técnicas e estratégias capazes de potencializar o alcance e o impacto do conhecimento científico, legitimando a pesquisa acadêmica e retornando o investimento público em informação e meios de transformação para a sociedade.